Uma ideia bem pastada: campanha de sucesso da Terra Nostra
A Terra Nostra celebrou 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes de uma forma divertida: Pasto Feliz, um jogo que está a transformar os portugueses em cuidadores de vacas.
Inspirado no nostálgico jogo Tamagotchi (ou como a marca refere, o Vacagotchi), onde as pessoas cuidavam das suas mascotes, o Pasto Feliz convida cada um de nós a ter a sua própria vaca virtual e garantir que esta viva feliz.
Este jogo é uma forma simples e divertida de promover o “Bem, bem feito”. Alimentar, limpar, dar carinho, socializar e entreter a vaca são ações essenciais para garantir a sua felicidade, porque para a Terra Nostra, ter vacas felizes é uma prioridade. Ao cuidarem da vaca, as pessoas ganham pontos e habilitam-se a vários prémios, incluindo uma viagem aos Açores.
Sem grandes campanhas mediáticas, a Terra Nostra encontrou uma forma criativa e imersiva de reforçar o seu compromisso com o bem-estar animal. Recorrendo a um jogo simples e divertido, alinhado com os valores da marca, conseguiu criar um forte envolvimento com o público, colocando o consumidor no centro da ação.
- O desafio? Cuidar de uma vaca virtual e torná-la feliz.
- A recompensa? Prémios, que fazem as pessoas felizes e as incentivam a jogar.
- O resultado? Portugal anda a “pastar” todo o dia, no melhor dos sentidos.
Mas como podemos criar uma campanha publicitária disruptiva com um toque de humor? Primeiro, é fundamental identificar o público-alvo, de forma a compreender o que pode funcionar. A partir desse momento, criar todo um briefing com uma narrativa envolvente e eficaz.
A construção dessa narrativa deve fazer com que o público se sinta verdadeiramente envolvido. Quando há envolvimento real e este é recompensado, a adesão torna-se maior. Mais do que dar prémios, trata-se de criar uma experiência que reforça a ligação com a marca.
Curiosamente, nem sempre são precisas grandes campanhas mediáticas, nem dezenas de publicações ou influencers. Por vezes, basta uma ideia forte, simples e bem pensada, alinhada com os valores da marca, para criar impacto. Quando a proposta é clara, autêntica e divertida, o sucesso acontece naturalmente. Porque no fim, qualidade é mais importante do que quantidade.
Na Desassossego, somos apologistas de priorizar a qualidade da comunicação. Não alimentamos, nem limpamos marcas. Mas cuidamos delas com dedicação e criatividade, para que sejam as mais felizes e se destaquem no seu “prado”.
👉 Vamos cuidar da sua marca, juntos? Fale connosco!