Muito mais do que uma simples embalagem
Muitas vezes desvalorizado, o packaging insere-se na parte final do processo de compra e detém uma missão de elevada responsabilidade.
Além de garantir a segurança e proteção do produto, este personaliza a última interação com o cliente e possibilita à marca acrescentar ainda mais valor à experiência do consumidor através de, por exemplo, a utilização de materiais reciclados.
Os consumidores estão cada vez mais seletivos na hora de comprar um determinado produto, tendo em atenção, por exemplo, se a marca/produto apresenta uma vertente ecológica.
“Packaging can be theater, it can create a story.” – Steve Jobs.
A McDonald’s recentemente chocou o mundo após anunciar que todo o seu packaging iria sofrer um processo de reformulação.
Uma decisão que poderá mudar radicalmente a perceção que as marcas têm sobre o packaging e a importância que este tem junto do consumidor.
A marca tem evoluído de uma forma expressiva, seja na aposta de novas tecnologias, como quiosques inteligentes, seja na atualização dos seus menus com a utilização de alimentos mais saudáveis.
Nesse seguimento, a suas embalagens foram desenvolvidas cuidadosamente para serem aceites em qualquer parte do mundo e continuassem a proporcionar uma experiência repleta de sabor e de momentos felizes ao consumidor.
Assim como a Coca Cola, a McDonald’s não vende produtos, mas sim experiências.
A génese da marca encontra-se retratada em todos os momentos felizes que os consumidores vivem enquanto se deliciam com os famosos hamburgers.
Através de um design com ilustrações simples, um esquema de cores relativamente simples e uma vertente retro presente em todas as novas embalagens, a marca ajuda o consumidor a identificar facilmente o produto.
Lembre-se, o consumidor compra a experiência que o seu produto proporciona. Uma embalagem idealizada para acrescentar valor a toda a experiência do cliente é, e sempre será, mais um passo no processo de fidelização.
Um verdadeiro processo de Rebranding engloba o repensar de todas as abordagens da sua marca junto do consumidor.
Como apontamento final, colocamos-lhe esta questão: Acha que o seu consumidor fica surpreendido e agradado quando recebe o seu produto?