Uma Marca não é apenas o que se vê, é também o que se sente
Se lhe pedirmos para pensar, agora, numa Marca, certamente que no primeiro segundo se lembrará de uma, certo?
Independentemente de qual tenha sido, as formas do logótipo, cores ou letras começaram a surgir na sua mente de forma automática.
Mas já parou para refletir por que motivo isso aconteceu? Qual foi o processo estratégico e criativo utilizado pela Marca para que ocorresse de momento essa associação?
Identidade da Marca e Logótipo
O logótipo é um dos primeiros contactos a ter com uma Marca, sendo por isso a forma mais simples e rápida de memorização. Não se trata apenas de unir traços e cores, de forma a criar uma imagem bonita. Um logótipo é muito mais que isso. Existe toda uma linha de pensamento e cada detalhe projetado é pensado ao pormenor.
Contudo, e embora exista uma explicação lógica para cada traço desenhado, o logótipo só por si não traduz o propósito da Marca e a sua identidade. Uma Marca é muito mais que um logótipo… são os valores, o conceito, a história, os produtos ou serviços.
Vejamos o seguinte:
Se lhe falarmos em Marcas de smartphones, a Apple destaca-se na nossa mente; se referirmos Marcas de refrigerantes, a Coca-Cola é das primeiras escolhas; ou se apontarmos cadeias de comida fast-food, a multinacional McDonald´s ganha destaque.
Se falarmos da Marca que cria momentos de amizade, a Super-Bock é o primeiro pensamento. Direciona toda a sua comunicação e atuação no mercado para os momentos com amigos.
Desta forma, vemos que se torna possível associar uma Marca apenas mencionando a sua área de atuação ou conceito/afirmação no mercado.
Não foi necessário mostrar um logótipo ou qualquer outro elemento visual. Bastou mencionar um aspeto da sua identidade que, inconscientemente, foi feita uma ligação às respetivas marcas.
Um logótipo permite a associação de elementos visuais a uma Marca. A identidade cria relações fortes e duradouras com o público.
Agora, deixamos-lhe a pensar:
Será que a sua Marca é conhecida no setor onde atua? O seu público menciona a sua Marca espontaneamente?