Aposte num comercial digital - WEBSITE - Desassossego

Somos especialistas em Branding, criação de identidade da Marca, campanhas publicitárias e estratégia digital.

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    Aposte num comercial digital – WEBSITE

    Aposte num comercial digital – WEBSITE

    Podemos afirmar que a área comercial de uma empresa é o elo entre as necessidades dos consumidores e os produtos e serviços oferecidos, conduzindo cada um deles pelo processo de compra ideal.

    Mais do que vender, a área comercial deve influenciar a decisão de compra do cliente, visando garantir a sua satisfação.

    Embora o propósito central da atuação da equipa comercial continue a ser a concretização da venda, atualmente, vender não significa apenas a transmissão de produtos / serviços em troca de dinheiro, e sim gerar valor para o cliente, ou seja, solucionar problemas e concretizar expectativas.

    Logo, a missão da área comercial inclui conhecer profundamente o cliente, mapear o seu comportamento e oferecer soluções eficazes para suprir as suas necessidades.

    Mais do que tudo, o mais importante é a segurança e confiança do consumidor na solução que lhe está a ser apresentada / vendida, facilitando, assim, a ligação do cliente com a sua Marca.

    O Website é precisamente parte essencial da sua estratégia Comercial. É o seu Comercial Digital.

    Falamos, então, do único elemento de uma Marca que se transforma na sua casa no meio digital de forma permanente e facilmente adaptável às suas necessidades, desde a apresentação da sua empresa às novidades e conquistas.

    Empresas que não têm presença digital deixam de ser conhecidas pelo seu público-alvo e isso reflete-se nas suas vendas! Nos dias de hoje, e atendendo ao atual estado em que vivemos, o processo de compra começa quase SEMPRE pela pesquisa num motor de busca, por exemplo, Google, antes da compra na loja física e/ou online.

    Pense na sua própria experiência enquanto utilizador dos canais digitais. Se ouviu falar num determinado produto e/ou serviço, faz uma busca sobre o mesmo no Google e não encontra qualquer informação sobre o mesmo, o seu interesse diminui drasticamente. Porquê? Porque, houve quebra de expectativa e confiança naquela Marca.

    O mesmo acontece com os seus clientes. Mais do que a sua Marca estar presente no meio digital, é importante que o seu público-alvo se relacione com ela. Esse processo começa sempre pela sua sede digital, o Website, atribuindo credibilidade e profissionalismo à sua Marca.

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    ENTÃO O QUE DEVE TER EM CONSIDERAÇÃO QUANDO PENSA EM CONSTRUIR A SEDE DA SUA EMPRESA ONLINE?

    1. Contratar profissionais qualificados

    Cuidado! Pense que vai construir o edifício da sua empresa agora! Confiaria essa tarefa “ao primo do amigo do tio” que dá um jeito em construção civil? Ou procuraria um profissional com experiência comprovada em construção?

    Jogar pelo seguro é a nossa sugestão. Confie a construção do Website da sua Marca a profissionais com conhecimento / know-how sobre essa matéria. Garantimos que o resultado será uma sede online credível e profissional.

    2. Planeie devidamente os seus objetivos

    Uma empresa qualificada irá ajudá-lo a concretizar os seus objetivos no mundo online! Para isso só precisamos que nos diga qual o seu objetivo na construção do Website e quem é o seu público-alvo – Pretende que seja apenas um cartão de visita / apresentação de empresa / portfólio / Equipa / Testemunhos de Clientes (Website Institucional); pretende concretizar vendas online? (Loja Online / E-Commerce); pretende passar conhecimento? (Blog)…

    3. Garanta que a experiência do utilizador é a melhor possível

    a. Confiança e Segurança

    A segurança do seu website é um fator muito relevante para os motores de busca e na forma como o seu cliente / utilizador o irá encarar. Por exemplo, o Google atribui cada vez mais relevância à experiência do utilizador, uma vez que as pessoas precisam de ter a certeza de que estão a “navegar” em páginas seguras, principalmente ao fornecer dados pessoais, como o cartão de crédito, ao subscreverem formulários de contacto, etc.

    Para isso existem mecanismos que permitem assegurar ao seu utilizador uma experiência de navegação segura, como por exemplo, o certificado SSL / HTTPS, a Política de Privacidade ou também chamada de Termos e Condições de Segurança, permitindo tornar transparente o tratamento e finalidades da recolha dos dados pessoais, entre outros.

    b. Design

    Pense no espaço físico da sua empresa. Se tiver uma imagem descuidada e desorganizada é provável que os seus clientes fiquem menos satisfeitos, podendo até não voltar. O mesmo acontece no digital!

    Já se deve ter perguntado, muitas vezes, por que razão alguns websites são tão agradáveis e funcionais e outros não. Bem, quando se constrói um website sem pensar na experiência do utilizador (o seu público-alvo) o mesmo torna-se pouco atrativo e funcional.

    Um design atrativo e responsivo gera mais satisfação e fidelização de clientes, atendendo às necessidades do público-alvo da empresa, tornando-se mais útil na perspetiva do utilizador.

    c. Conteúdo relevante, claro e bem organizado

    Tenha sempre em consideração que o utilizador é um pouco preguiçoso e não tem tempo a perder. A sua vida é demasiado agitada. Quando tem tempo para navegar na Internet procura informação clara, simples, organizada e de rápida leitura. Importa acima de tudo estar devidamente estruturada e localizada. Não adianta criar longas e rebuscadas apresentações. Mas também não se precisa de preocupar. Por exemplo, na Desassossego, passamos a tarefa de organização e adaptação de conteúdo do seu Website para o Copywriter que, juntamente com o Designer e Programador, irá preparar e organizar o conteúdo de forma apelativa e eficaz para proporcionar ao utilizador uma experiência intuitiva e eficaz, garantindo que fica devidamente informado.

    d. Responsividade

    De certeza que já lhe aconteceu aceder a um website no telemóvel, por exemplo, e parte da informação que estava a ler ficou “cortada” / sem leitura. Isso deve-se ao facto de quem desenvolveu o website não ter tido em consideração a experiência do utilizador, nem tão pouco se interessou pela sua funcionalidade. Atualmente, responsividade é tudo! O seu Website tem obrigatoriamente de conseguir ser visto devidamente (sem informação cortada ou imagens desformatadas, por exemplo) em qualquer dispositivo – PC; Portátil; Smartphone; Tablet.

    e. Otimização para os motores de busca (SEO)

    A implementação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) no seu Website é muito importante principalmente, porque quem não o conhece / ainda não é seu cliente, deve poder encontrar a sua empresa / produto / serviço na pesquisa que efetua nos motores de busca (Google; Bing…), preferencialmente nas primeiras páginas de pesquisa. Só assim, conseguirá uma melhor posição do seu website nos motores de busca. Claro que as estratégias de SEO aliadas a outras de Marketing Digital melhoram a eficácia da sua comunicação nos meios digitais.

     f. Análise de dados estatísticos (Web Analytics)

    Da mesma forma que consegue perceber como é o comportamento do seu público-alvo quando analisa o seu produto / serviço nas instalações da sua empresa, nomeadamente se gostou do atendimento, da disposição da informação, da sua apresentação, com o Google Analytics conseguimos perceber o comportamento do utilizador no Website, desde o tempo que permanecem em determinada página, quais as páginas mais visitadas, o número de conversões, quais as páginas de abandono, entre tantos outros fatores relevantes que contribuem eficazmente para a melhoria e adaptação constante da estratégia definida para o seu Website.

    g. Capacidade de integração de ferramentas de Marketing Digital

    Provavelmente, chegou ao nosso artigo através das nossas redes sociais. Ora, isto tem uma explicação. Os conteúdos partilhados no nosso Website são divulgados nas redes sociais que por sua vez direcionam para o Website. Também consegue facilmente, no nosso Website, perceber em que redes sociais estamos presentes e visitá-las através da ligação. Assim facilmente conseguimos criar estratégias de comunicação digital, por exemplo promovendo este artigo no Facebook direcionando o tráfego da campanha para o Website. Ou por exemplo, se pretendemos que subscreva a nossa Newsletter, devemos ter integração de uma ferramenta de Email Marketing. No seu Website tudo isto deverá acontecer, também.

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    Como pode ver, são inúmeras as razões pelas quais deve criar ou renovar o Website da sua empresa. Um website bem desenvolvido faz a diferença no seu negócio e a prova disso mesmo, foi o crescimento abrupto da presença digital das Marcas durante o período de pandemia que vivemos. A única questão é, quantas conseguiram criar bons comerciais digitais e quantas ficarão pelo caminho, porque acredite que o seu negócio merece um futuro, e o futuro é hoje.

    Aposte num comercial digital. Aposte num website que acrescentará valor ao seu público-alvo. Aumentar a sua faturação será uma consequência direta do processo!

    Vamos conversar?