O impacto do Natal nas Marcas
O final do ano está a chegar e com ele surge uma data importante para muitas Marcas: o Natal.
A tradição do Pai Natal oferecer presentes, trouxe, sem dúvida, uma grande oportunidade de venda para muitos negócios.
Contudo, para além da compra de presentes, esta época natalícia traz consigo o sentimento de fraternidade, amor e concretização. E isto, definitivamente, é um fator-chave para aprimorar a relação das Marca com o seu público.
Investir no Branding através de campanhas de Natal é uma excelente oportunidade para reforçar os valores da Marca, aprimorar a sua relação com o público e, claro, gerar buzz.
Estas Marcas aproveitaram a oportunidade e excederam o limite da criatividade. Planearam campanhas de Natal sensacionais que provam que o Branding pode ir muito para além das vendas.
Allegro (2016)
Com um impacto mundial, esta campanha de Natal da Allegro aborda a solidão na velhice, mostrando o sentimento que é estar longe de quem se ama.
O discurso é simples e o carisma do ator consegue mostrar, de maneira didática, que o produto da Allegro é acessível a todos e pode ajudar a alcançar sonhos.
Mariah Carey + Mc Donalds (2021)
Esta campanha é o exemplo perfeito de que as oportunidades podem levar as Marcas a lugares inimagináveis.
Depois do sucesso do single “All I want for Christmas is you” que, de ano após ano, ganha cada vez mais destaque, o McDonalds aproveitou a oportunidade e, no ano de 2021 juntou-se à Mariah Carey para uma campanha de Natal.
Durante os 12 dias após o Natal, o McDonalds ofereceu promoções diárias com os menus preferidos da cantora.
Uma parceria extraordinária que não podia dar errado.
Bradesco (2021)
Na campanha de Natal de 2021, o banco brasileiro Bradesco trouxe a mensagem de que “TamoJunto tem que ser mais que uma hashtag”.
Inspirada na atualidade, onde todos estão cada vez mais isolados e conectados à Internet, a campanha traz uma criança que sonha em juntar todos, mas sem a interferência de dispositivos eletrônicos.
Lacta (2021)
Em 2021, a Lacta, uma marca produtora de chocolate, apresentou uma questão delicada: este Natal pode ser o primeiro Natal para muitas pessoas.
Retrata a adoção de crianças e a ligação dos produtos da Marca à vivência de momentos.
Uma campanha que provoca reflexão e que envolve o público em temas reais do dia-a-dia.
Como viu, o Natal é mais do que vender. É fortificar o Branding das Marcas, criar ligações com o público.
Por isso, é essencial aproveitar cada momento com destreza, para colocar a sua Marca num lugar privilegiado.