ChatGPT como aliado do Marketing Digital
Na era digital dos dias de hoje, a forma como damos a conhecer um produto, serviço ou Marca evoluiu significativamente. Uma das grandes mudanças no Marketing Digital é o uso da Inteligência Artificial (IA) para simplificar processos.
Um bom exemplo são os chatbots, que se tornaram numa ferramenta essencial para as empresas comunicarem com os seus clientes, de fora rápida e intuitiva.
O mais recente e avançado chatbot do mercado é o ChatGPT, um chatbot alimentado por IA, e que tem como objetivo a resposta rápida e completa a questões enviadas pelo utilizador.
Esta nova ferramenta provou ser um grande aliado do Marketing Digital, e sabe porquê?
Neste artigo explicamos tudo.
Chatbots melhoram a ligação com os clientes
A relação com o cliente é um ponto essencial para o sucesso de qualquer Marca. Quanto mais próxima a Marca estiver do cliente, maior é a probabilidade de este fazer uma compra e ficar fidelizado à mesma. Chatbots, como o ChatGPT, transformaram a forma como as Marcas interagem com os clientes.
- Atendimento ao cliente 24h/7 dias
- Respostas rápidas a perguntas comuns
- Ajuda na compra de um produto
Chatbots maximizam tempo e dinheiro
Uma das vantagens mais relevantes de usar o ChatGPT no Marketing Digital é a maximização de tempo e recursos financeiros. Chatbots conseguem responder a um elevado número de questões em poucos segundos, oferecendo ainda ao cliente a possibilidade de falar com algum colaborador, caso não esteja a conseguir solucionar a sua questão.
Para além disso, o ChatGPT pode ter várias conversas ao mesmo tempo, o que economiza recursos humanos.
Chatbots podem melhorar as vendas
Para além de impulsionar a compra, o ChatGPT consegue analisar dados do cliente, entender as suas preferências e recomendar produtos específicos para cada pessoa. Como são rápidos, intuitivos e eficientes, os chatbots podem melhorar a retenção de clientes e aumentar a fidelização destes à Marca.
De uma forma muito resumida, o ChatGPT é uma ferramenta que, utilizada adequadamente, pode ajudar as Marcas a melhorarem os seus inputs de Marketing Digital.
Contudo, embora a IA e o ChatGPT se assumam como uma ferramenta fundamental para auxiliar na resolução de problemas, respostas a questões ou criação de textos, não é possível a esta IA alcançar a criatividade humana.
O algoritmo baseia-se em dados padrão, não existindo a emoção e originalidade características do ser humano.