Rebranding
Rebranding – Um Palavrão com Sentido
Já pensou se a sua marca precisa de um Rebranding?
Objetivamente, o Rebranding nada mais é do que a necessidade de uma marca se reposicionar no mercado e acompanhar de forma assertiva as tendências que o mesmo exige.
São várias as empresas que tendem a descurar esta parte tão importante para o sucesso do seu negócio, mas é esta a parte que o consumidor analisa antes de concretizar uma compra. O consumidor inicia o seu processo de compra analisando todos os elementos associados à marca, seja o conceito, afirmação, linguagem, nome, logótipo, identidade visual, catálogo, embalagem, website, entre outros elementos que definem a identidade de uma empresa.
Mas para iniciar um processo de Rebranding é fundamental analisar os principais motivos que levam à necessidade deste serviço, nomeadamente, reposicionamento da marca no mercado, destacar-se da concorrência, demonstrar modernidade e inovação junto do consumidor, entre outros.
O plano de contingência para as empresas!
Contudo, os motivos não ficam por aqui! A marca pode precisar de uma mudança urgente devido a fatores associados a momentos de crise que originaram o mau posicionamento da mesma criando uma opinião polémica que afeta a sua imagem negativamente.
Sendo assim, a estratégia de Rebranding deverá ser pensada ao detalhe, analisando de que forma este serviço irá beneficiar a marca no seu posicionamento. Tem de existir, obrigatoriamente, um foco na inovação e na tendência, porque será assim que iremos cativar o consumidor no sentido de lhe passar a mensagem de que a marca está a evoluir e a pensar no crescimento junto do mesmo.
Passar por uma mudança total não é fácil. Por isso, os resultados devem ser elevados e benéficos para a empresa, da mesma forma que este processo não é imediato, temos de ter a sensibilidade para adaptar esta mudança ao orçamento e timings previstos, por norma um ano é necessário para implementar todas as ações determinadas para a marca.
Fatores que podem determinar a necessidade de Rebranding:
• A identidade visual da sua marca já não representa o conceito da mesma;
• A empresa já existe no mercado há muitos anos e começa a ser vista como “ultrapassada”;
• Transmitir ao consumidor modernidade e inovação;
• Uma empresa concorrente está a atingir uma grande notoriedade no mercado;
• Começa a sentir que o seu negócio é irrelevante no mercado;
• Estagnar nas vendas;
• Atingir novos consumidores;
• novo rumo no negócio;
• A imagem da empresa está afetada negativamente;
• A empresa acabou de passar por uma fusão ou aquisição e tem uma oportunidade de ouro para conquistar um lugar de topo no mercado!